Saber e Incluir

O projeto Saber e Incluir, realizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, com o apoio do CONDECA, realizado em 2023/2024, tem como objetivo a capacitação de profissionais da educação da rede pública de ensino do Estado de São Paulo sobre diversos temas relacionados às questões educacionais dos alunos com deficiência visual. Essa capacitação se dá […]

Banner de fundo branco com desenhos de itens escolares. No centro o texto: Saber e Incluir e ao lado está a foto de um menino branco, usando chapéu de formando, óculos de grau e segurando um livro. No canto superior direito está o logo da Fundação. Na parte inferior uma faixa amarela com os logos do CONDECA e Governo do Estado de São Paulo

O projeto Saber e Incluir, realizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, com o apoio do CONDECA, realizado em 2023/2024, tem como objetivo a capacitação de profissionais da educação da rede pública de ensino do Estado de São Paulo sobre diversos temas relacionados às questões educacionais dos alunos com deficiência visual.

Essa capacitação se dá por meio de 16 palestras presenciais realizadas em diferentes municípios do estado, além de materiais de apoio como apostila e vídeoaulas. Os materiais produzidos podem ser encontrados abaixo:

APOSTILAS

  • Identificando o aluno cego ou com baixa visão
  • Educação básica para a família
  • Adaptação de materiais educacionais
  • Sistema Braille: noções básicas
  • Orientação e mobilidade na escola

 

VÍDEOAULA

  • Aula 1 – Conceituando a deficiência visual e suas principais causas
  • Aula 2 – Principais indicativos de problemas oculares
  • Aula 3 – Família, inclusão e aspectos sociais
  • Aula 4 – A família e o processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência visual
  • Aula 5 – Tecnologias assistivas
  • Aula 6 – A importância da audiodescrição no processo de inclusão
  • Aula 7 – Adaptação de materiais: o processo de alfabetização da pessoa com deficiência visual
  • Aula 8 – Sistema Braille: noções básicas
  • Aula 9 – Principais técnicas em orientação e mobilidade
  • Aula 10 – Como abordar e ajudar pessoas com deficiência visual no dia a dia

Usuário de leitor de tela e que navegue com teclado: para ter acesso ao material, siga os passos abaixo.

  • Selecione o o arquivo escolhido usando as teclas enter ou barra de espaço;
  • Tecle uma vez a seta para direita e uma vez a seta para baixo;
  • Para abrir o arquivo utilize novamente as teclas enter ou barra de espaço.

Usuário de leitor de tela que navega em dispositivos mobile, deslizando o dedo da esquerda para a direita, para ter acesso ao material siga os passos abaixo.

  • Selecione o arquivo escolhido tocando duas vezes na tela. Deslize da esquerda para a direita até o arquivo desejado, e em seguida, dê dois toques sobre ele..

#1 - Identificando o aluno cego ou com baixa visão

Documento


Nesta apostila falamos um pouco sobre como identificar alunos cegos e com baixa visão e como prosseguir com seu ensino.

#2 - Orientação Básica para a Família

Documento


Nesta apostila passamos algumas orientações básicas para os familiares de alunos cegos e com baixa visão, para que possam ajudá-los a se desenvolver.

#3 - Adaptação de materiais: o processo de alfabetização da pessoa com deficiência visual

Documento


Nesta apostila falamos um pouco mais sobre o processo de adaptação de materiais educacionais para atender as necessidades de alunos cegos e com baixa visão.

#4 - Sistema Braille

Documento


Nesta apostila apresentamos o Sistema Braille e suas noções básicas, com o objetivo de orientar professores e educadores em como a leitura e escrita nesse sistema acontece.

#5 - Orientação e Mobilidade na Escola

Documento


Nesta apostila falamos um pouco sobre a importância da mobilidade dos alunos cegos e com baixa visão dentro do ambiente escolar, para que possam desenvolver autonomia e independência.

#6 - Aula 1 - Conceituando a deficiência visual e suas principais causas

Vídeo


Vídeoaula, do Projeto Saber e Incluir, trazendo o conceito da cegueira e da baixa visão, bem como suas principais causas.

#7 - Aula 2 - Principais indicativos de problemas oculares

Vídeo


Vídeoaula, do Projeto Saber e Incluir, sobre os principais indicativos de que um aluno possa estar com problemas oculares, desde a necessidade do uso de óculos até casos de cegueira e baixa visão.

#8 - Aula 3 - Família, inclusão e aspectos sociais

Vídeo


#9 - Aula 4 - A família e o processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência visual

Vídeo


#10 - Aula 5 - Tecnologias Assistivas

Vídeo


#11 - Aula 6 - A importância da audiodescrição no processo de inclusão

Vídeo


#12 - Aula 7 - Adaptação de materiais: o processo de alfabetização da pessoa com deficiência visual

Vídeo


#13 - Aula 8 - Sistema Braille: noções básicas

Vídeo


#14 - Aula 9 - Principais técnicas em orientação e mobilidade

Vídeo


#15 - Aula 10 - Como abordar e ajudar pessoas com deficiência visual no dia a dia

Vídeo


Apoio:

Pular para o conteúdo