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Oficinas De Capacitação Para Professores – Condeca

Oficinas de capacitação para professores – Recursos fundamentais para a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência visual – Processo nº 1770645/2019   O projeto foi realizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, com apoio do CONDECA e Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo, no ano de 2019 e tinha […]

Oficinas de capacitação para professores – Recursos fundamentais para a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência visual – Processo nº 1770645/2019

 

O projeto foi realizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, com apoio do CONDECA e Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo, no ano de 2019 e tinha como objetivo a realização de 10 oficinas de capacitação de professores da rede de ensino no estado nas questões relacionadas a acessibilidade e inclusão dos alunos cegos e com baixa visão. 

Além das oficinas, foram produzidas apostilas de apoio no projeto que você pode conferir abaixo, e com os temas:

 

  • O aluno com deficiência visual: cegueira e baixa visão
  • Orientação e mobilidade
  • Adaptação de materiais para alunos em sala de aula
  • O sistema braille
  • Audiodescrição

Usuário de leitor de tela e que navegue com teclado: para ter acesso ao material, siga os passos abaixo.

  • Selecione o o arquivo escolhido usando as teclas enter ou barra de espaço;
  • Tecle uma vez a seta para direita e uma vez a seta para baixo;
  • Para abrir o arquivo utilize novamente as teclas enter ou barra de espaço.

#1 - O aluno com deficiencia visual

Documento


Das 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, segundo o censo IBGE 2010, seis milhões apresentam baixa visão. O curso de oficinas de Baixa visão: recursos fundamentais para a inclusão tem por objetivo contextualizar esse universo bastante desconhecido e que gera muitas dúvidas no processo educacional por meio de conteúdos teóricos, estudos de caso e experimentação com tecnologias assistivas atuais.

#2 - Orientacao e Mobilidade

Documento


O curso tem como objetivo capacitar professores para ampliar o apoio ao receber os alunos com deficiência visual na sala de aula regular. A metodologia será pautada na execução de atividades práticas, fomentando a criatividade desses profissionais na elaboração de recursos pedagógicos inclusivos e despertando suas competências e habilidades como multiplicadores de conteúdo.

#3 - Adaptação de materiais para alunos em sala de aula

Documento


A elaboração e confecção de materiais adaptados são fundamentais para permitir que alunos com deficiência visual construam conhecimentos. Para se ter uma escola com um ambiente inclusivo, o professor precisa pensar na aprendizagem de todos os alunos, considerando ações conjuntas entre os que tem ou não deficiência, planejando, respeitando as diferenças e garantindo a participação de todos. É preciso que o professor reveja suas concepções e aceite conviver com a diversidade.

#4 - O sistema braille

Documento


O Sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita usado por pessoas com deficiência visual, inventado na França por Louis Braille, um jovem cego. Reconhece-se o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e a integração dos deficientes visuais na sociedade.

#5 - Audiodescrição

Documento


A audiodescrição é um recurso de tecnologia assistiva que traduz imagens em palavras. É direcionado ao público com deficiência visual, mas pode beneficiar também outros públicos, como pessoas com outras deficiências e idosos.

Apoio:

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