Search

Capacitar Para Incluir

O projeto Capacitar para Incluir, realizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, por meio do FUMCAD, CMDCA e a Secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo, no ano de 2022.  Neste projeto foram realizadas oficinas para a capacitação de professores quanto ao processo de inclusão de alunos cegos e com baixa […]

O projeto Capacitar para Incluir, realizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, por meio do FUMCAD, CMDCA e a Secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo, no ano de 2022. 

Neste projeto foram realizadas oficinas para a capacitação de professores quanto ao processo de inclusão de alunos cegos e com baixa visão. Para essas oficinas foram produzidas apostilas de apoio sobre os temas:

 

  • Baixa Visão: recursos fundamentais para inclusão
  • O Sistema Braille: noções básicas
  • Adaptação de materiais
  • A Leitura Inclusiva dentro da sala de aula

 

Além disso, foram adaptados livros para o formato tinta-braille, falado e digital que foram distribuídos para instituições e escolas que atendem crianças cegas e com baixa visão. 

Você pode conferir as apostilas de apoio que foram produzidas logo abaixo: 

Usuário de leitor de tela e que navegue com teclado: para ter acesso ao material, siga os passos abaixo.

  • Selecione o o arquivo escolhido usando as teclas enter ou barra de espaço;
  • Tecle uma vez a seta para direita e uma vez a seta para baixo;
  • Para abrir o arquivo utilize novamente as teclas enter ou barra de espaço.

#1 - Baixa visão: recursos fundamentais para inclusão

Documento


#2 - Sistema Braille de leitura e escrita: noções básicas

Documento


O Sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita usado por pessoas com deficiência visual, inventado na França por Louis Braille, um jovem cego. Reconhece-se o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e a integração dos deficientes visuais na sociedade.

#3 - Adaptação de Materiais

Documento


#4 - Leitura Inclusiva em sala de aula

Documento


Levando em conta a velocidade que vivemos nossos dias, não sobra muito tempo para pensarmos nas dificuldades que as pessoas com deficiência visual encontram para terem acesso a recursos básicos no seu dia a dia. Ao lermos algo como um simples anuncio, jornal, revista, livro, etc, não imaginamos que muitos mesmo estando nas escolas não tem acesso igual.

Apoio:

Pular para o conteúdo