Rede de leitura inclusiva atuante em todo o Brasil

Rede de profissionais ganha o País e amplia o acesso e o incentivo à leitura inclusiva

Fotografia colorida de cerca de 8 mulheres estão sentadas em círculo. Uma delas, à esquerda, segura um livro enquanto fala com as demais.

Para que os materiais acessíveis e a prática da inclusão por intermédio da leitura gerem resultados efetivos, um trabalho de promoção de leitura inclusiva direcionada aos profissionais de todas as regiões brasileiras é incentivado pela Fundação Dorina.

Este projeto está ativo desde junho de 2013 e estão inclusos eventos com Oficinas de Capacitação, Rodas de Leitura Inclusiva e formação de Grupos de Trabalhos (GTs) regionais, que têm sido alicerce para a formação da rede.

Mais de 180 instituições se articulam em prol da leitura inclusiva e mais de 25 grupos de trabalho estão em atividade para que mais pessoas com deficiência tenham a leitura como ferramenta de acesso à cultura, educação e informação. Cada Estado atua localmente por meio dos seus GTs que se mobilizam e constroem ações em benefício de pessoas com deficiência. Em conjunto e com um objetivo unificado, estes grupos fortalecem seus projetos, atuação e capilaridade regional.

A iniciativa consiste em promover o empoderamento das instituições e seus profissionais, mantendo-os informados sobre recursos e práticas de leitura inclusiva, além de incentivá-los a ampliar localmente o acesso à leitura inclusiva de forma construtiva.

O projeto ainda conta com o apoio de um blog coletivo, hospedado no site www.redeleiturainclusiva.org.br. O conteúdo é desenvolvido pelos integrantes da rede e conta as ações, eventos, iniciativas que são frutos do trabalho em conjunto.

Tem interesse em participar da Rede de Leitura Inclusiva? Envie um e-mail para leiturainclusiva@fundacaodorina.org.br e participe conosco!