DORINATECA – Uma biblioteca sem fronteiras

Biblioteca digital tem mais de 4400 títulos em formatos acessíveis e atrai leitores cegos ou com baixa visão

Fotografia colorida de homem sentado em frente a um computador, usa fone de ouvido e sorri.

Livros que são best-sellers também reinam na lista dos pedidos à Fundação Dorina Nowill para Cegos. Para aumentar abrangência, promover a independência e autonomia no momento da leitura, a instituição disponibiliza o seu acervo na Dorinateca – Biblioteca Digital Dorina Nowill.

A plataforma é um facilitador e foi desenvolvida de forma acessível para atender ao público com deficiência visual de todo o Brasil. São mais de 4.400 títulos de diferentes gêneros e autores nos formatos acessíveis: arquivos para impressão em braille, arquivos em MP3 e em Daisy. Com a biblioteca “na nuvem” os leitores podem escolher seus títulos, formar sua biblioteca particular e ler quantas vezes quiser e no tempo que lhes for melhor.

Há também obras de domínio público em formatos acessíveis. Assim, as pessoas que enxergam também podem acessar e fazer downloads dos livros. O site é o www.dorinateca.org.br, o uso é gratuito tanto às pessoas cegas ou com baixa visão e às instituições de todo o Brasil que atendem a este público. Basta preencher um cadastro, aguardar a confirmação da inscrição e começar a ler.

Mesmo com a disponibilização de seu acervo online, a Fundação Dorina mantem sua Biblioteca Circulante, onde é possível que os usuários solicitem seus materiais no formato que desejarem. Para tal, seguem regras de biblioteca, entram em filas de espera e têm prazo de devolução, que pode ser feito por Correio, gratuitamente, usando o cecograma.

Quer saber mais? Acesse www.dorinateca.org.br, compartilhe com os amigos e aproveite a leitura!